Sessão de Apresentação do Livro “O design por dentro das palavras”

Decorrerá no próximo dia 22 de Março, pelas 17h00, no Auditório do Museu dos Laníficios–Real Fábrica Veiga, a sessão dedicada ao livro sobre o percurso enquanto designer, e também como docente, de Aurelindo Jaime Ceia.

O seu percurso é relevante enquanto testemunho/reflexão de um protagonista num período de consolidação do design gráfico – nas décadas de 1970-90 – em Portugal. A relação que manteve entre a prática projetual e a sua actividade docente dão-lhe uma experiência pertinente, e um conhecimento particular, que importa registar e incorporar no espaço contemporâneo de ensino e reflexão projetual sobre o Design de Comunicação, nas suas várias vertentes.

“Este é um livro em que Guilherme Sousa aborda o trajecto de Aurelindo Jaime Ceia, professor das Belas-Artes e designer gráfico, num texto intitulado “Liberdade, Liberdade, Liberdade” – que não é um grito, mas uma abordagem informada e crítica”.

“a sua inquietação permanente de docente e artista gráfico: “não há design sem pensamento”. “Depois do Silêncio” fecha este livro e traduz, na escrita de A.J.Ceia, algumas memórias e um combate assertivo – numa deriva às vezes irónica, às vezes de faca nos dentes”

“O design tem vivido sistematicamente na sombra do marketing e do espartilho das organizações. Hoje há novas vias a percorrer (“a economia transforma o mundo, mas transforma-o apenas em mundo da economia”, Guy Debord).

O Prefácio é de Maria Teresa Cruz, docente da Universidade Nova, que abre perspectivas profundas na temática sobre a “urgência do político e do design como projecto”, bem como nos cruzamentos possíveis (alguns urgentes) entre os processos da comunicação, a obra de arte e a cultura projectual”.

A sessão de apresentação do livro contará com a presença de Aurelindo Jaime Ceia e Guilherme Sousa.