Quando a vida se converte em projeto?

Angélica Adverse, professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, apresenta a conferência “Quando a vida se converte em projeto?”. O encontro terá lugar no dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 10h, na Sala 1.07 da Universidade da Beira Interior.

 

Nota biográfica:

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I – Sorbonne (2016). Foi residente em estágio de Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2020). Mestrado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Bacharel em Desenho pela EBA/UFMG. Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É Professora Adjunta da Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais. No âmbito da arte, desenvolve trabalhos propondo diálogos transdisciplinares por meio de livros de artista, vestuário, têxteis, desenho, aquarela e fotografia. Pesquisa de tendências em moda e estilo, delineando as expressões da arte e das culturas urbanas. Publicou os seguintes livros: Moda Moderna Medida do Tempo: O futurismo Italiano e a Estética do Efêmero (2012) São Paulo: Estação das Letras Cores; Imagens São Espelhos (2013) Belo Horizonte: ed. do Autor. Em 1996, Recebeu o Prêmio Smirnoff International Fashion Awards, Toronto (prêmio internacional para revelação de jovens talentos da moda). Igualmente premiada pela editora Abril em 2001, com o trabalho intitulado Meninas a Bico de Pena (no qual pesquisou a presença da moda na obra de Clarice Lispector). Em 2017, recebeu os seguintes prêmios: o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música e o Prêmio UFMG de Teses na área de concentração Arte, ambos concedidos pela pesquisa de doutoramento Devemos Ser Uma Obra de Arte ou Vestir Uma: o dandismo como médium-de-reflexão na arte, defendida em 2016 (o trabalho estabelece uma relação entre a genealogia do artista moderno e o Dandismo). Atualmente propõe, como enfoque de pesquisa, uma reflexão filosófica sobre estética e cotidiano permeando a moda, a arte, o design, a literatura, o cinema e a arquitetura. Tem Experiência na área de arte e moda, com ênfase em filosofia da arte, estética e teoria crítica da imagem.