Percursos de Investigação sobre Design de Identidade Visual de Marca

Daniel Raposo, designer de comunicação e professor, apresenta a conferência “Percursos de Investigação sobre Design de Identidade Visual de Marca” aos alunos do doutoramento em Design, no âmbito da disciplina de Seminários. O encontro terá lugar no dia 15 de novembro, sexta-feira, às 14h, na sala 2.09 da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

 

Nota biográfica:

 

Daniel Raposo é designer de comunicação e Professor Coordenador na área do Design de Comunicação no Instituto Politécnico de Castelo Branco, investigador na área do Design de Identidade Visual de Marca. É doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, com a tese “La letra como signo de identidad visual corporativa: Codificación y descodificación visual del sistema de identidad” (2012), tendo concluído na mesma universidade o Pós-Doutoramento em Design com o tema “Análise de Marcas Gráficas: Marcas portuguesas de produtos alimentares destinados à exportação”. (2022). É mestre em Design, Materiais e Gestão de Produtos pela Universidade de Aveiro (2005), com a dissertação “Gestão da Identidade Corporativa: do signo ao código”. É licenciado em Design de Comunicação, ramo Design Gráfico e Publicidade (pela ESTGP) e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares. 

 

Desde 2008, investigador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. É membro do Rethink – Grupo de Investigação sobre Design para o Território.
Editor Chefe da Convergências – Revista de investigação e ensino das artes e Editor Associado do The Design Journal (Taylor & Francis), da InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação (Brasil) e do Design Behaviors Journal (Coreia do Sul). Entre os seus livros recentes destacam-se: Perspectives on Design III: Research, Education and Practice (Springer, 2024); Communication Design and Branding: A Multidisciplinary Approach (Springer, 2023); Design, Visual Communication and Branding (Cambridge Scholars Publishing, UK, 2022); Advances in Design, Music and Arts II (Springer, 2022); O 5º Elemento nas Marcas (Fless, 2021); Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles (IGI-Global, 2020); Communicating Visually: The Graphic Design of the Brand (Cambridge Scholars Publishing, Hardback, 2018 e Paperback in 2019 também publicado em Espanha pela Experimenta, 2020).

Mais informações em: orcid.org/0000-0002-7818-7325