Espectáculo performativo e exploratório de imagem, som e movimento, e todas as médias artes que possam ser associadas, seja através de dispositivos, acções performativas ou situações interactivas. Organizado pelo iA*lab SENSORIA, tem como objectivo partilhar as áreas de interesse e práticas artísticas dos membros do iArtes* e de todas as pessoas da comunidade da UBI que se queiram associar.
PERFORMERS
António Abernú
Doutorando em Media Artes, UBI. Mestre em Ciências da Comunicação, FCSH, UN Lisboa. Frequentou Eng. Aeronáutica na UBI, onde fez parte do Teatro UBI. Formou-se ator no Centro Dramático de Évora. International School of Theatre Anthropology, dirigida Eugenio Barba. 1º Seminário Jovens Encenadores, Teatro Nacional, Lisboa. Fundador da ASTA (2000). A convite da Biblioteca da FCT, UN Lisboa, cria e interpreta: O homem que queria ser água (https://homemahgua.wixsite.com/teatro). Explora as conexões das artes de palco com a tecnologia, a água e os processos artísticos como sensibilização para um mundo melhor. http://www.antonioabernu.com
AI Cicerone, robot / Apresentador e elemento condutor do evento, o seu modus operandis é intermediático, em que a apresentação convencional é substituída por outros meios inesperados. Tudo pode acontecer com este AI Cicerone que ainda se encontra em período de testes…
Eulerson Rodrigues / Flávio Almeida
Eulerson Pedro Ferreira Rodrigues possui um Doutoramento em Média Artes (2023) e um Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (2019) pela Universidade da Beira Interior. Atualmente, é docente na Faculdade de Artes e Letras da mesma universidade. O seu trabalho visa compreender as complexidades das interações entre jogadores, espectadores e jogos, contribuindo para o desenvolvimento de experiências de jogos digitais mais envolventes e imersivas.
Licenciado em Música pelo Instituto de Artes da UNESP, mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE e doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Possui criações e atuações nas áreas da música, design visual, produção audiovisual, instalações multimídia. Tem como interesses de investigação temas nos domínios do Design gráfico, Cultura visual, Audiovisual, Videojogos, Cultura Gráfica Japonesa, Multimédia e Música.
Inter Pong / Experiência imersiva e interativa onde os jogadores manipulam as raquetes tradicionais do Pong com as mãos. O diferencial da atividade está na integração da música ao vivo, que influencia e altera o cenário do jogo em tempo real, criando uma dinâmica onde o ritmo e a performance sonora interagem diretamente com a jogabilidade e transformam a experiência de jogar Pong em uma performance colaborativa e sensorial.
Fernando Aranda / Leonor Narciso
Fernando Aranda é artista plástico mexicano-português, trabalha com a experiência da paisagem e da natureza a partir da tradição e da contemporaneidade da pintura, do desenho, da gravura e da fotografia. Leonor Narciso é uma artista de canto, educadora e promotora da cultura serrana. Durante vários anos tem coordenado as Adufeiras da Casa do Povo de Paul, grupo que conta com inumeráveis apresentações em Portugal e no estrangeiro.
Encontros da Serra / Inspirados na Serra da Estrela, Encontros da Serra é uma performance que dialoga experimentalmente com as linguagens do desenho expandido e do som do adufe sobre os elementos de natureza e de montanha que encontramos na serra: vento, água, terra, culturas, árvores, flores, nuvens…
Gabriel Godinho
Resist: Performance audiovisual em cima de uma mistura de duas músicas icónicas de 1978 e 1992, com câmaras ao vivo.
Leonor Janela
Estando no 2º ano da licenciatura em Marketing na UBI, desde sempre que a arte, tanto plástica como performativa, tem sido a minha expressão natural. Partindo do desenho a carvão, necessitei de ir além, trabalhando a tela com acrílico e mais tarde a óleo, onde a cor e a textura trouxeram novas dimensões. As minhas telas são um equilíbrio entre o caos e a harmonia, entre o real e o imaginado. Oscilando entre o expressionismo e o surrealismo, cada obra é uma parte de mim, um fragmento de histórias que se revelam através da matéria e do gesto e que eternizam aquilo que sinto.
Metamorfose / Viagem através das emoções espontâneas, concretizadas num quadro partilhado. Devido à minha forte ligação com a música clássica, duas obras musicais permitem flutuar por várias associações: cor, sentimentos e texturas. Com pinceladas e traços, como um arco de violino, serei intermediária entre o público e a arte. Alvo de uma experiência imersiva, o público interage com a performance ao escolher as cores ou materiais que a música lhes evoca, provocando mudanças de cor, texturas e traços ao longo desta experiência coletiva.
Paulo Dias
Docente no Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior. Membro integrado do iA* – Unidade de Investigação em Artes (UBI) e Coordenador do iA*Lab Sensoria. Licenciado em Ensino da Música (Piano) pela Universidade de Aveiro (1996). Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes (Informática Musical) pela Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa (2019). Tem especial interesse por cinema, música, interfaces hápticas e interacção audiovisual.
2001: Odisseia Cíclica / Apontamento performativo de humor que homenageia a célebre obra de Stanley Kubrick e o inconfundível sistema de projecção mecanizado de película. Jogando com a memória e expectativa dos espectadores, nem tudo funciona às 2001 maravilhas…
Musivisualidades de Léon / Manipulação “musivisual” de pequenos excertos videográficos de Tania de Léon. Um teclado musical modifica parâmetros de vídeo em tempo real de acordo com a performance musical.
Tânia OP
Artista multidisciplinar e investigadora, o seu trabalho artístico e investigação incidem sobre práticas artísticas contemplativas para o desenvolvimento de paz interior. Seguindo a serendipidade como filosofia, cria sons e narrativas etéreas através da voz, de múltiplos instrumentos e aparelhos eletrónicos, dando origem a momentos contemplativos que refletem o seu universo mais profundo, criando paisagens sonoras que pretendem criar no espectador espaço livre interior e de descoberta. www.taniaop.com
Momento Contemplativo: “Subindo a montanha” / Momento contemplativo é o resultado da fusão de várias sonoridades, revelando a paisagem que se cria enquanto se vai “subindo a montanha”. Através de loops e de melodias simples criadas através de vários instrumentos tocados ao vivo, Tânia OP apela à consciência de corpo presente e de momento, que invoca o desfrutar de cada paisagem.
Vítor Afonso
Kubik é o projeto de música eletrónica de Victor Afonso, músico da Guarda com mais de 30 anos de experiência. Multi-instrumentista, explora fusões estilísticas com forte influência cinematográfica. Com 28 anos de atividade, Kubik lançou cinco álbuns aclamados pela crítica e compôs mais de 20 bandas sonoras originais para cinema mudo, dança, teatro e performance. Criou o projeto “Movie Poster”, unindo música original e iconografia do cinema, e apresentou-o ao vivo pelo país.
Performance musical sobre “The Heart od the World” / Curta-metragem (6’) de Guy Maddin que presta homenagem ao cinema soviético dos anos 1920, especialmente à estética do cinema de montagem de cineastas como Eisenstein e Vertov. Obra frenética, visualmente hipnótica e carregada de simbolismo expressionista, vai ser musicada ao vivo com recurso a interface MIDI e um mini-sintetizador de fita analógico Monotron Delay da Korg.
Visionamento de “Mundus Felix Destructus” / Videoclip de lançamento do último álbum de Kubik (3’20’’), realizado com Inteligência Artificial Generativa.
ORGANIZAÇÃO
COMISSÃO ORGANIZADORA
António Abernú
Eulerson Rodrigues
Flávio Almeida
Paulo Dias
PRODUÇÃO
iA* Unidade de Investigação em Artes
Faculdade de Artes e Letras / Departamento de Artes
COMISSÃO EXECUTIVA
Paulo Dias, Coordenação Geral / pbsd@ubi.pt
Mércia Pires, Secretariado / mercia.pires@labcom.ubi.pt +351 275 242 023 / ext. 1201
Thais Longaray, Designer
PARCERIAS
Design Multimédia – UBI, 1º ciclo
Media Artes – UBI, 3º ciclo / Doutoramento
APOIOS
Universidade da Beira Interior
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
CREA – Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem