Movendo Montanhas: Investigação em Design, Diversidade Criativa e Mudança Emergente

A 2ª Edição das  Jornadas de Investigação em Design – iD*25 – explora o potencial transformador da investigação em Design para enfrentar desafios globais complexos, como as mudanças climáticas, a desigualdade social, a fragmentação cultural ou a disrupção tecnológica. A partir da metáfora ‘Movendo Montanhas’, afirma-se a ideia que as mudanças duradouras não surgem de soluções isoladas, mas de processos coletivos, criativos e adaptativos.

 

A investigação  em Design é entendida como uma abordagem sistémica e participativa que permite que comunidades e instituições criem, em sinergia, soluções enraizadas na experiência do mundo real. Ao enfatizar a diversidade criativa, o iD*25 destaca o valor da colaboração inclusiva, trans e multidisciplinar, na geração de resultados inovadores e sensíveis ao contexto. Além disso, aponta a importância da mudança emergente, enquanto processo adaptativo e iterativo que permite que as soluções evoluam ao longo do tempo respondendo a condições e perceções variáveis.

 

A interdependência dos sistemas ecológicos, tecnológicos, sociais e culturais assume-se como um tema central. A investigação em Design é mais eficaz quando abraça essa complexidade, promovendo intervenções que sejam inovadoras, mas também regenerativas, justas e sustentáveis.

 

Em última análise, o evento iD*25, sob o lema ‘Movendo Montanhas’,  assume-se como uma chamada à ação para que designers, artistas, investigadores e comunidades posicionem e afirmem o Design como uma prática de transformação artística, que capacita todos, pela criatividade partilhada, a investigação reflexiva e a colaboração com sentido.

 

Convidados/as:

 

Prof. Dr. Emine KOCA 

Ankara Haci Bayram Veli University 

 

She is a Professor at Ankara Hacı Bayram Veli University, Faculty of Art and Design, Department of Fashion Design. She graduated from Gazi University Institute of Social Sciences, Clothing Industry and Clothing Education Department master program (2000), and Gazi University Educational Sciences Institute, Clothing Industry and Clothing Education doctorate program (2007). She became Associate Professor in 2011 and Professor in 2018. 

 

Dr. Koca has many articles published in national and international refereed journals. Her research and publications focus on clothing culture and design; design theory and analysis, sustainability-based cultural and circular design practices and issues related to the social dimension of design. She has four co-authored books and numerous book chapters in her field. She has participated in many national and international scientific meetings, projects, fashion shows and mixed exhibitions with her original designs. She has two solo exhibitions focusing on design-based solutions based on cultural heritage.

 

She currently teaches in undergraduate and graduate programs, supervises Ph.D. and master’s students and conducts theses that include innovative designs that are the interaction of many disciplines. She continues her research and publications in her field regularly.

 

Prof. Dr. Fatma KOÇ  

Ankara Hacı Bayram Veli University, Faculty of Art and Design, Department of Fashion Design

 

She is working as an Professor at Fashion Design Department of Ankara Hacı Bayram Veli University, Faculty of Art and Design,  Department of Fashion Design In 1991, she got a master’s degree about “A Research on Traditional Kütahya Women Clothing” and in 1997, she got the PhD with the thesis of “A Study of Children Clothing in the Period of Ottoman Empire”. 

 

She has experience of both research and executive work on numerous projects at national and international level. She participated on numerous national and international art and design activity, personal exhibition, fashion shows and mixed exhibitions with own designs. She has four co-authored books and numerous book chapters in her field. She has participated in many national and international scientific meetings, projects, fashion shows and mixed exhibitions with her original designs. She is related  art work relatest traditional Turkish marbling art, traditional Turkish felt art and fiber art and wearable artistic couture clothing designs.She has two solo exhibitions focusing  on tradational  based sustainable  art on cultural heritage. 

 

She currently teaches in undergraduate and graduate programs, supervises Ph.D. and master’s students and conducts theses.  She has continues to academic studies that, clothing design, pattern cut, traditional clothing, history of fashion and history of Turkish clothing, fashion design and tradational Turkish art (felt and marbling) that cultural heritage. She continues her academic  studies as a cultural heritage carrier and participates in national and international exhibitions with original clothing designs.

 

Nuno Martins

Escola Superior de Design, Politécnico do Cávado e do Ave

 

Nuno Martins é doutorado em Media Digitais (2013) pela Universidade do Porto. Em 2020, concluiu o Pós-Doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Arte Multimédia (2007) e licenciado em Design de Comunicação (2003) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É Professor Coordenador de Design de Comunicação na Escola Superior de Design (ESD) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Diretor do mestrado em Design Digital.

 

Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), onde é co-coordenador grupo de investigação Territories and Communities (T+C) e Coordenador do Laboratório Identity, Community, and Intervention Design (DICI). Em 2017, co-fundou a DIGICOM – International Conference on Design & Digital Communication (http://digicom.ipca.pt), sendo responsável (Conference Chair) pela organização deste evento científico. É membro do conselho editorial de várias revistas científicas e editor de inúmeras publicações científicas na área do Design de Comunicação, nomeadamente livros e actas de conferências internacionais.

 

Como designer, foi várias vezes premiado, destacando-se os seguintes prémios: 3 Graphis Gold Award (2021, 2015 e 2014, EUA); 2 Graphis Silver Award (2020 e 2014, EUA); 1.º prémio – Mascote do Oceanário de Lisboa; 1.º prémio – Mascote do Pavilhão da Água do Porto; 1.º prémio – Logótipo da Porto Digital; 1.º Prémio “Vencedor On-line” no concurso Webdesign 2004, promovido pelo ESTAL; e 1.º Prémio no Concurso “Papies 2006” (categ. “Papies da Internet”). Alguns dos seus projetos constam em mais de duas dezenas de livros de Design de Comunicação, editados em Hong Kong, Alemanha, Espanha, EUA, Áustria, Holanda, França, China e Reino Unido.

 

Tania de León Yong

Academy of Media Arts Cologne

 

Tania de León Yong es artista visual e investigadora en artes, originaria de México. Su trabajo se ha centrado en el dibujo, la animación experimental y el grabado, áreas que ha explorado tanto desde la práctica artística como en numerosos proyectos de investigación.

 

En el ámbito académico, ha participado como responsable o co-investigadora en diversos proyectos de investigación financiados por instituciones nacionales e internacionales, explorando temas como la animación expandida, el dibujo en entornos virtuales, el tiempo en la imagen animada y los cruces entre arte, ciencia y tecnología. Su trabajo ha incluido colaboraciones con universidades en México, España, Colombia, India, Alemania y Portugal.

 

Sus filmes de animación han sido proyectados en festivales como el London Experimental Film Festival, Animac Lleida, Animasivo y el Festival de Cine Experimental de Bogotá, y ha participado en once exposiciones individuales y más de cincuenta colectivas en museos, bienales y ferias de arte en países como Canadá, Alemania, Polonia, Taiwán, Brasil y España.

 

Es licenciada en Artes Visuales por la ENAP-UNAM (1998), y cursó un máster en Aplicaciones Multimedia para Internet por la Universidad Politécnica de Valencia (2001). En 2005 obtuvo el grado de doctora en Bellas Artes por la misma universidad, dentro del programa Componentes expresivos, formales y espacio-temporales de la animación. Posteriormente, cursó la Maestría en Historia del Arte en la Facultad de Filosofía y Letras de la UNAM (2016). Y recientemente, concluyó un programa de posdoctorado en Media Artes en la Universidade da Beira Interior, en Portugal (2025).

 

Coordenação científica

 

Ana Margarida Ferreira, Universidade da Beira Interior

Flávio Almeida, Universidade da Beira Interior

Joana Casteleiro, Universidade da Beira Interior

Júlio Londrim, Universidade da Beira Interior

Lorenzo Imbesi, Universidade Sapienza de Roma e Associação Cumulus

Lucy Niemeyer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mónica Romãozinho, Universidade da Beira Interior

Nicos Souleles, Universidade Tecnológica do Chipre

 

Comissão Científica

 

Águeda Simó Cachorro, Universidade da Beira Interior

Aline Monçores, Universidade da Beira Interior

Ana Margarida Ferreira, Universidade da Beira Interior

Catarina Moura, Universidade da Beira Interior

Cátia Rijo, Instituto Politécnico de Lisboa

Cláudia Pedro Santos, Universidade da Beira Interior

Eduardo Gonçalves, IADE e Universidade da Beira Interior

Flávio Almeida, Universidade da Beira Interior

Francisco Paiva, Universidade da Beira Interior

Helena Gonçalves Grácio, Instituto Politécnico de Lisboa

Joana Casteleiro, Universidade da Beira Interior

Júlio Londrim, Universidade da Beira Interior

Lorenzo Imbesi, Universidade Sapienza de Roma e Associação Cumulus

Lucy Niemeyer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mónica Romãozinho, Universidade da Beira Interior

Nicos Souleles, Universidade Tecnológica do Chipre

Pinar Arslan, Ankara Haci Bayram Veli

Renata Ferraz, Universidade da Beira Interior

Rita Salvado, Universidade da Beira Interior

Roberta Barban Franceschi, Universidade Internacional de La Rioja

Sara Velez, Universidade da Beira Interior

 

Doutorandos

 

Ana Teresa de Oliveira Melo Marques, Universidade da Beira Interior

Armando Correia Alves da Silva, Universidade da Beira Interior

Catarina Isabel Teixeira Marquês, Universidade da Beira Interior

Daniel Luiz Michalack, Universidade da Beira Interior

Daniel Teixeira Baldaia, Universidade da Beira Interior

Estrela Filipa Mateus Nunes, Universidade da Beira Interior

Fátima Restolho Veríssimo, Universidade da Beira Interior

George Maciel, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Haruna Ibrahim, Universidade da Beira Interior

Hernâni de Souza Santos Alves, Universidade da Beira Interior

Inês Fernandes Camano Garcia, Universidade da Beira Interior

Inês Pereira Lopes, Universidade da Beira Interior

João André Calado Bravo, Universidade da Beira Interior

João Braga Santos, Universidade da Beira Interior 

João Pedro Ferreira Santos, Universidade da Beira Interior

Joaquim Elias Rijo Martins, Universidade da Beira Interior

Justina Semčenkaitė, Vilnius Art Academy,  Lithuania 

Leonel Afonso Rodrigues Amaral, Universidade da Beira Interior

Mariana Costa Beber Figueira, Universidade da Beira Interior

Natacha Ribeiro Pinto, Universidade da Beira Interior

Rui Filipe Soares Salgueiro, Universidade da Beira Interior

Sandro Daniel Gomes Gonçalves, Universidade da Beira Interior

Soraia Maduro, Universidade da Beira Interior

Tábata Paola Avilés Parra, Universidade da Beira Interior 

Thais Longaray, Universidade da Beira Interior

 

Parcerias

 

Associação Cumulus

Universidade Ankara Haci Bayram Veli, Turquia

Universidade do Estado do Rio de Janeiro e PPGD/ESDI, Brazil

Universidade Tecnológica do Chipre e E-learning Lab – Design for Social Change, Chipre

Sapienza Universidade de Roma e SDR Sapienza Design Research, Itália

 

Apoio

 

iA* – Investigação em Artes

MUSLAN – Museu de Lanifícios

Departamento de Artes – UBI

 

Produção

 

Marta Gomes Ferreira –  Imagem gráfica

Thais Longaray –  Design visual

 

Localização

MUSLAN – Museu de Lanifícios

Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios

Calçada do Biribau, s/n (ao Parque da Goldra)

6201-001 Covilhã (Portugal)