Todos os organismos criam modelos internos do que os rodeia quando interagem com o mundo. Para garantir a sua sobrevivência, as espécies individuais ligam-se a uma realidade subjacente de formas radicalmente diferentes. Sentindo o ambiente através do seu particular sensório, o que qualquer organismo perceciona é um mundo autocentrado que é intrinsecamente subjetivo (‘Umwelt’, J. von Uexküll). Entretanto, é igualmente verdade que, a um nível fundamental, a unidade de sobrevivência não é nem o indivíduo, nem o grupo, nem mesmo a espécie, mas antes e sempre ‘organismo mais ambiente’ (Bateson), pelo que a vida pode ser considerada uma vasta teia interligada onde múltiplos mundos se sobrepõem.
Numa altura em que a Inteligência Artificial ganha cada vez mais peso cultural, este workshop parte da premissa de que a inteligência humana é parte de um mais vasto sistema ecológico do qual não pode ser separada. A teoria das redes será explorada como uma ferramenta para unir o humano e o não-humano, juntamente com uma lógica performativa, não ortodoxa, que mostra como as oposições binárias não são nem inerentes nem fixas. Os participantes no workshop conceberão novas estratégias para a sua prática individual de estúdio ou projecto.
Destinatários
Estudantes de Mestrado e Doutoramento dos seguintes cursos da UBI: Arquitectura, Cinema, Design, Design Multimédia, Media Artes.
Número máximo de participantes: 14
Inscrições: https://forms.gle/5yPmYCAMpAUb2Xg37
Sobre o CADA
O CADA é um grupo artístico que utiliza novos media para ativar um espaço para a experiência. O seu trabalho é lúdico e frequentemente inspirado por aquilo que na vida quotidiana e em ambientes não humanos pode ser inferido através de padrões e aquilo que, de outra forma, é incomputável. A abordagem do grupo é colaborativa e experimental. Organiza também Human Entities, um programa anual de conversas públicas centrado na mudança tecnológica e nos seus impactos, workshops para examinar narrativas de computação e a residência ANIMAIS para alargar a participação nos novos media. Criado em Lisboa em 2007 por Sofia Oliveira e Jared Hawkey, o CADA já expôs pela Europa e no Brasil. O CADA já recebeu financiamento público da Direção Geral das Artes, Ministério da Cultura, Programa Europa Criativa da União Europeia, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Câmara Municipal de Lisboa.
Organização: Sara Velez, DesignaLab – iArtes* // Crédito da imagem: Guoning Chen.