DESIGNALab é um espaço para o desenvolvimento de investigação em Design a partir de uma visão multidisciplinar do mesmo, sem prejuízo para as especificidades desta área. Enraizado na pluralidade de percursos e abordagens da equipa que o constitui, a investigação é ancorada, quer na prática projetual e experimental, quer na interrogação teórica e crítica de fenómenos que têm no Design o denominador comum na problematização do mundo contemporâneo.
Interrogação teórica e experimental de fenómenos relacionados com o Design, a partir da crítica, da matéria e da memória.
O DesignaLab encontra-se estruturado em 3 eixos programáticos, pensados como enquadramento de perspetivas a partir das quais nos propomos pensar e trabalhar o Design. Além de darem maior especificidade ao contexto de trabalho de investigadores e colaboradores, os três eixos ganham corpo através das atividades organizadas, dos projetos desenvolvidos e da investigação realizada no âmbito de teses de doutoramento e dissertações ou projetos de mestrado.
- Crítica: Dissidência e Desvio; Desafios éticos e políticos; Leitura e discussão de textos fundamentais; Comunicação e divulgação de ciência;
- Matéria: Materialidades; Gostos, modas, modos e maneiras; Estudo, contextualização e problematização do Artefacto; Corpo, pele e sentido; DIY; Técnicas e Tecnologias;
- Memória: Laboratório de memórias; História; Arquivo; Herança têxtil, território e comunidade; Cultura e identidade; Visualidades.
Programação transversal – O DesignaLab promove igualmente a organização e implementação de atividades e projetos transversais aos três eixos (confluindo pontualmente com os interesses e objetivos de outros iLabs).