Sensoria

O iA*lab Sensoria caracteriza-se pela conceptualização e desenvolvimento de projetos artísticos teórico-experimentais de carácter imersivo e/ou interactivo, suas interfaces (visuais, sonoras, tangíveis), narrativas e linguagens intermediáticas e multissensoriais. Tem como objectivos explorar as relações simbióticas e teórico-práticas entre arte, ciência e tecnologia. Como linhas destacam-se as interfaces e relações sensoriais e gestuais entre humano e computador; as realidades estendidas, imersivas e especulativas; a exploração estética, a gamificação e a inteligência artificial nos processos de criação artística e design. Tem como projectos a criação do inter@lab: laboratório de prototipagem de interfaces e ambientes imersivos; a exploração dos limites da sensorialidade no processo interactivo intermediático.
As interfaces, realidades estendidas e interactividade: as relações entre arte, ciência e tecnologia. 
Este contexto é determinante na produção da sensação de estar presente num ambiente digital ou misto, mantendo, em simultâneo, a consciência de se tratar de uma experiência mediada pela tecnologia. A sua extravasa as áreas científicas e artísticas, abrangendo também diferentes áreas sociais como a cultura, a educação e o lazer. Nesse sentido a abordagem interdisciplinar dos membros da linha é fundamental para englobar todas estas áreas.
Como eventos e resultados conta-se com a criação do Sensoria (encontro bienal internacional), mostras e exposições, workshops e formações, publicação científica na especialidade.