INQUIETUDE – o social e o político no cinema brasileiro contemporâneo | Ciclo de cinema + debates

INQUIETUDE define o sentimento dos brasileiros diante do cenário de incertezas e tensões instalado na sociedade desde 2014, período marcado por intensas transições políticas e crises sociais e econômicas. Neste contexto, o cinema produzido no Brasil tem se reconfigurado nas dimensões das obras, dos formatos e dos modos de produção, onde se destaca uma vertente que rejeita o tradicional modelo industrial e as salas de cinema comerciais como principal janela, enquanto abraça hibridismos entre gêneros e formatos do cinema, e entre o cinema e outros meios artísticos. As obras resultantes apresentam aspectos fortemente provocativos e de enfrentamento, revelando feridas e traumas brasileiros, as complexidades e segmentações de uma nação profundamente multicultural e desigual.

O ciclo de cinema Inquietude – o social e o político no cinema brasileiro contemporâneo se debruça sobre os filmes lançados entre 2017 e 2020, período que entremeia a retirada de Dilma Rousseff da Presidência da República, evento que até hoje divide a população sobre sua legalidade (impeachment ou golpe?) e a pandemia do Covid-19, que intensificou as transformações e dificuldades da produção audiovisual a níveis profundos. No período abordado, a sociedade brasileira se viu numa montanha russa de eventos imprevisíveis e num cenário de extrema polarização, onde dramas pessoais e coletivos se misturam em todos os tipos de relações. A curadoria se propôs a selecionar filmes que abordam direta ou indiretamente os eventos do período e os sentimentos consequentes, o zeitgeist deste limbo.

Serão 4 exibições seguidas de debates com convidados nas noites de quinta-feira do mês de março de 2022, apresentando na Covilhã filmes premiados no Brasil e no mundo e pouco exibidos em Portugal, além de importantes conversas sobre éticas, estéticas e poéticas do cinema contemporâneo e sua relação com a sociedade brasileira. O evento é parte integrante do projeto de investigação do pesquisador Nathan Costa, responsável pela curadoria e mediação dos debates, no âmbito do doutoramento em Media Artes da Universidade da Beira Interior, dedicado às intersecções entre cinema, política e história na cinematografia brasileira contemporânea. O projeto tem orientação do Prof. Dr. Paulo Cunha (UBI) e coorientação da Prof. Dra. Michelle Sales (UFRJ, Brasil).


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